domingo, 22 de abril de 2007

A Pedra


Era uma vez uma Pedra, cheia de inúmeros átomos, prótons, nêutrons e partículas subatômicas de matéria. Essas partículas sempre se movimentaram rapidamente, cada uma delas indo "daqui para lá" e levando "tempo" para fazer isso, mas fazendo-o tão rápido que a própria Pedra não parecia estar se movendo. Apenas era uma pedra. Ficava absorvendo a água da chuva, secando ao sol e sem se mover.


"O que é isso dentro de mim, esse movimento?", perguntou-se.

"É você", respondeu uma Voz Distante.

"Eu?", disse a Pedra. "Isso é impossível. Eu não estou me movendo. Qualquer um pode ver isso."

"Sim, de longe", concordou a Voz. "Daqui você parece sólida, mas imóvel. Mas quando eu me aproximo - quando observo atentamente o que está acontecendo - vejo que tudo Que Você É está se movendo. Está se movendo a uma velocidade incrível através do tempo e do espaço em um padrão particular que a cria como o que é chamado de 'Pedra'. E portanto, vocé é mágica! Está ao mesmo tempo se movendo e imóvel."


"Mas, qual é a ilusão? A unicidade, a imobilidade da Pedra, ou a separação e o movimento de Suas partes?", perguntou a Pedra.

Ao que a Voz respondeu: "Qual é a ilusão? A unicidade, a imobilidade de Deus? Ou a separação e o movimento de Suas partes?"


Isso é a Cosmologia.

A vida é uma série de pequenos movimentos rápidos. Esses movimentos não afetam de forma alguma a imobilidade e Existência de Tudo Que Existe. Contudo, como ocorre com os átomos da pedra, é o movimento que cria a imobilidade, bem diante de seus olhos.

Da perspectiva limitada da qual vocês vêem Tudo Que Existe, vêem-se como separados e afastados, não como um único ser imóvel, mas muitos, muitos seres constantemente em movimento.

Ambas as observações são certas. Ambas as realidades são "reais".


(Texto extraído do livro: Conversando com Deus III, Neale Donald Walsch)

Nenhum comentário:

Uma alusão à "Mito da Caverna"

Uma alusão à "Mito da Caverna"