sábado, 16 de junho de 2007

Confusão na CPI do rei-do-gado

Depois de dar um bom trago, disse ao garçom:
- Um copo bem carregado da purinha, por favor.
Queríamos estar “bem ligados” naquela reunião de arrocha ao senador rei-do-gado. Imagine só! Quando teríamos novamente uma chance dessas? Uma CPI para investigar o Presidente do Senado aberta aos estudantes de Comunicação Social.

Eufóricos, trêmulos, caminhamos todos até a sala da Comissão Parlamentar. Muitos cabos, câmeras e micro câmeras, celulares ligados, bloco de notas, cotoveladas para defender um bom lugar na platéia.
Entramos. O espetáculo já tinha começado.

Renan Calheiros se defendia. Trinta minutos de muita redundância até que me incomodou profundamente aquela cara de “roubei sim e tudo-bem-vai-fazer o quê?”, levantei e:
- Este país é uma bosta! – disse triunfante.

Para minha surpresa, um estudante de jornalismo, boçal como eu, se levantou solidário:
- Senhores, me parece que já vi esta cena antes. É CPI do Orçamento, do Narcotráfico, dos Correios, dos Bingos e Mensalão, do Judiciário, do apagão Aéreo... Ha ha ha... No Brasil, nada mais dejá vu que a corrupção!

Um, depois outro, e mais um. Aos poucos, vários estudantes foram se levantando e cada um tecendo suas críticas à política nacional. Foi realmente uma cena ímpar na História recente do nosso país. Argumentos dignos de palestras e tão convincentes que deixaram os próprios políticos tensos e suados. Havia talento, lirismo!
Mas algo descompassou e a emoção transbordando foi afogando todo o discurso numa monstruosa gritaria. Quando um congressista gritou a plenos pulmões:
- A democracia está sendo desmoralizada! Ou ficam quietos ou os militares terão de entrar.
Aquilo irritou ainda mais os estudantes e a confusão se instalou. Empurrões, safanões, assim à brasileira, fomos descendo as escadas da Comissão.

- E foi assim que tudo aconteceu, Seu Policial.
- Ok, tá liberada, mas se vacilar de novo...

9 comentários:

Roderico P. Franco disse...

Bom, primeiro vou fazer como o pessoal da classe faz (tipo o panquecas): só entra nos comentários p/ colocar propaganda "entre no meublog.com...", mas comentário que é bom, nada:

Legal, bacana este post, agora entra lá no meu blog, o bem-bolado.blogspot.com

Roderico P. Franco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roderico P. Franco disse...

Huahuahua! Bom, agora o q realmente importa: este foi um dos poucos posts que consegui entender! Os outros estavam em "salatielês", fica impossível, huahua! Mas enfim, o interessante é que vc escreveu o seu melhor post até agora (na minha opinião). Tirando os pensamentos de lado, escreveu uma crônica, que lembra algum escritor (acho, se não estou viajando mto...). E misturou com crítica. Ou seja: acho q não vai para o paredão (se for, vou pessoalmente colocar ofensas no blog do Salatiel e brigar com ele, hauhau! brincadeira).

Ah, e só queria avisar q não precisa por propaganda lá, eu sempre entro nos blogs, sempre to sabendo de novas. T+

blogteste disse...

Hey Tati, amei!!! Muito bem escrito meesssmooooo, o final foi a grande sacada!!!! (e não foi a sacada nos testículos do tenista!!! - notícia em http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL52874-6091,00.html).
Essa semana provavelmente eu saio, mas estou torcendo pela sua vitória, viu!!!
Bjus e bom domingo

José Renato Salatiel disse...

Olha, Tati, ignore meu irmão, ele anda abusando do nescau, já falei pra ele parar com isso. Mas devo concordar com essa mente doentia: vc foi a única que acertou a crônica. Se a Wal concordar, mando os outros três pro paredão! ahauahahahahahauahauahaha (risada do capeta)

Palavras e Panquecas disse...

Hehehehe, exatamente o q o Salatiel pediu, rss. Concordo com Francisco, o melhor post, junto é claro com o da fogueira.
Bom e só para irritar o Francisco, não deixe de acessar o blog dos panquecas, que não é maria, mas "tá" cheio de graça(essa foi horrível)

Roderico P. Franco disse...

Chega de provocação! Será q vou ter q comprar briga com algum de vocês e depois abrir uma rádio? Rs, T+

Guilherme Novaes disse...

Parabéns pela indicação á final, Tati. Você realmente mereceu. Espero acompanhá-la. Senão, já me dou por satisfeito chegar até aqui, com tantos blogs legais.
Parabéns, mesmo !

Danielle Lima disse...

Maravilhosoooooo.... Esse reality pra mim vc já levou.....
Beijossssssssssss

Uma alusão à "Mito da Caverna"

Uma alusão à "Mito da Caverna"