sexta-feira, 1 de junho de 2007

Quem você escolhe: o PHT ou PHE?

Alunos, a realidade é forte: “dormimos em berço esplêndido”.
O que vem acontecendo conosco, estudantes?

A Universidade deveria ser um espaço de resistência, o “templo” das convergências e discórdias, dos questionamentos, do pensar, do filosofar, das loucuras, criatividade, ousadia, ideologias, e... bobagens, por que não?

Vivemos um transe hipnótico à espera de um Morpheus que nos faça a pergunta: “pílula vermelha ou pílula azul”? A terrível realidade ou a doce ilusão?
Pense: você realmente está pronto, maduro o suficiente para despertar desta "sessão de hipnose"?

No Brasil, há dois tipos de professores. O primeiro é o PHT (professor-hipnotizador tradicional), o segundo, PHE (professor-hipnotizador ericksoniano).
O PHT é como o José Serra, preocupa-se com a tabuada e prega o “MEMOREX”. É aquele hipnotizador que leva o aluno em transe para onde ele quer. Dá ordens, conduz a aula-hipnose segundo seus próprios critérios, consequentemente, desrespeita a autonomia do aluno.
Já o PHE observa o que está acontecendo com o aluno durante o transe do ensino, “cuida” dele até que chegue aonde quer chegar, fornece as ferramentas necessárias para que ele mesmo possa se desbloquear e dissolver aquilo que o limita.


Sendo assim, o transe pode ser mais significativo do que se pensa. Até porque, ele nada tem a ver com o relaxamento, pelo contrário. No transe o movimento cerebral é intenso. No relaxamento há uma diminuição da atividade dos neurônios.
Mas se no transe os neurônios trabalham mais, por que continuamos “babando” em aula?


As dificuldades de estudantes e professores são reflexos da fragilidade do sistema arcaico de educação. Momentos de transição como estes, sempre exigem de nós uma mudança de paradigma, um novo olhar, novas propostas... Debatedores: a hora é agora!


10 comentários:

Roderico P. Franco disse...

Só pela invenção do termo '"babando" em aula' esse blog segue adiante, huhahua. T+ :-D

Gustavo Silva disse...

Olá, orbigado pelo comentário no meu blog...gostaria que vc fosse mais direta nas suas explanações..mas nada é perfeito neh..hehehehe...gostaria de um dias conversar com vc sobre estes seus posts nos blogs dos concorrentes...talvez vc me entenda..ou naum..

hehe..

tchau!

Gustavo Silva disse...

humm...acho que vc não me entendeu...vc e seus comentários são muito bem vindos no meu blog...eu só acho que certas coisas...ex: Pontos fracos dos textos...não devem ser comentados em post..pode atrapalhar na hora da escolha de uma pessoa para o paredão...pq não conversarmos sobre isto pessoalmente.??..entende..?..
tirando isso...gosto sim de ouvir a sua opinião até pq os seus textos são maravilhosos e como já disse a algumas pessoas...vc é uma das minhas favoritas a ganhar o reality.

Abs

Cláudio disse...

É isso mesmo Tati!

Temos que nos livrar dos PHT´s da vida universitária. Eles que vão dar suas aulas morosas por outras bandas.

Tomam-nos por menos e pensam que convencem.

NO BOTECO disse...

Tati lindona ....
Adorei teu blog! Primeira vez que passo aqui e concerteza voltarei mais vezes ... a gente precisa de matérias assim pra acordar pra vida!
Bjus e sucesso!!!!
Samy

Palavras e Panquecas disse...

Bom, concordo com o Francisco, hehe.
Bom o texto é bom, eu que sou meu jegue e num entendo esses palavrões, mas eu gostei da idéia.

Panquecão

Guilherme Novaes disse...

Olá Tati, primeiro quero dizer que temos bons PHEs na Unaerp. Não são todos mas diante de todas dificuldades, não podemos recreminá-los em muitos aspectos. A omissão vêm de cima e temos de doar parte de nosso sangue aos PHEs.Quanto as PHTs, o tempo os julgará.
Segundamente (feio né ?, kkk)que mico.. Num sabia onde enfiar a cara.. mas já passou, tive personalidade, olhei pra frente, fingi que não era comigo, dei três passos (sem olhar pra trás é claro)e me arrebentei de rir.. ô micagem.. O que não fazemos por causa de posts simpáticos e inteligentes..
Beijos, sucesso e independente deste concurso, ganhou um amigo.

José Renato Salatiel disse...

Potaqueparilla!!! Só me resta dizer que no transe hipnótico vc abre portas e janelas pra uma série de coisas. E aí pode-se colocar lá uma série de dispositivos. A escolha, como sempre, é nossa. Bjs.

Giselle disse...

Tati, de longe o melhor texto!

paisuburbio disse...

Valeu a todos pelos comentários. Que bom que gostou, Gisele!

Só lembrando que o reality foi feito para isto: trocar idéias, informações, conhecimentos. E não para disputa de egos,pequenas intrigas, complexos de inferioridade etc. Não existe concorrência, na verdade, somos todos aprendizes.
gde abraço

Uma alusão à "Mito da Caverna"

Uma alusão à "Mito da Caverna"