sábado, 14 de julho de 2007

OH! Quem sabe a verdade neste mundo?


Lute contra o império do medo
Cedo ou tarde eles tentarão te convencer que isso é errado.
Mas, tenho certeza...
Nós estamos certos. (Angels and Demons, Angra).

Esta semana fui à casa de um grande amigo para pegar emprestada uma mídia com SIMPLESMENTE 94 músicas do Yes (maior expoente do rock progressivo), e fiquei perplexa com sua visão religiosa.

Falando do meu sincretismo religioso e do meu fascínio por bandas que misturam as mais diversas religiões, filosofias e culturas, ele me “cortou”. Disse que ele já conhecia a Verdade, e então, para que adorar outros deuses?

Detalhe sinistro: Verdade esta que só ele e os membros de sua Igreja conhecem.

Nesta hora, pude ouvir o grito estridente de Edu: OH! Who knows the truth in this world? (Wishing Well, Angra).

Nada tem a ver com adorar querer saber, conhecer, aprender outras culturas e religiões. Gosto de músicas com influências do candomblé ao erudito, sem precisar acender velas para orixás, nem para nenhum santo.

Admiro qualquer manifestação de fé, seja similar ou oposta a minha.

A fé é importante, não os dogmas.
São pelos dogmas que os homens matam.
São pelos dogmas que guerras começam.
As religiões exigem que você aceite a sua palavra (dogmas) para existirem como instituições de poder.

Curtir o que te envolve ou

curtir aquilo que a religião lhe impôs como verdade?
A solução pode ser apelar sempre para seu sentimento interior.

Talvez, esta seja a única parte de você que nunca mente.

O que sinto em relação a tal música?
É verdadeiro? Representa o que eu realmente sinto?...
Amigos, não sejamos uns “Caçadores de Sombras”.


Correndo cego contra a fé
Correndo cego outra vez
Igrejas caem como castelos na areia
Termina a Guerra Santa.
Jesus foi um homem

Com um coração, com uma mente
Com um corpo, com uma alma
Tão divino quanto você.

Deus não tem mente, nem coração
Não tem corpo, nem alma
E não é semelhante à você.
Não!
Como se perseguisse o vento... (O Caçador de Sombras, Angra).



Running bling against the faith
Running blind again
Church is falling like castles on the sand
Ends the Holy War
Jesus was a man

With a heart, with a mind
With a body, with a soul
So divine as your own

God has no mind, has no heart
Has no body, has no soul and no resemblance of you.

No!
Like chasing the wind… (Shadow Hunter, Angra)

5 comentários:

Palavras e Panquecas disse...

Pow Tati, a verdade, mas que verdade? Nem sabemos ao certo o que existe além das estrelas. Nem mesmo nosso cérebro conhecemos direito. E ainda querem que eu acredite que Adão pecou por causa de Eva, tsc, tsc.

Panquecão

blogteste disse...

Oi Tati
A parte sobre a "Verdade", pode-se dizer que cada um tem a sua, mas também que ninguém está totalmente "certo" e nem totalmente "errado". Eu, para ser sincera, não tenho religião definida, acredito em algumas coisas, e conceitos mudam com o passar do tempo, mas não vejo, por exemplo, a Bíblia como detentora da "Verdade" (nada contra quem acredita, mas como um "documento" acho que passou na mão de muitas pessoas que a modificaram e "ocultaram" certos escritos). Esta é só a minha opinião, ok?
Só tem uma parte aqui que eu não concordei - apenas um detalhe - a generalização neste parágrafo:
"A fé é importante, não os dogmas.
São pelos dogmas que os homens matam.
São pelos dogmas que guerras começam.
As religiões exigem que você aceite a sua palavra (dogmas) para existirem como instituições de poder."
Isto só porque acredito, sinceramente, que nem todas as religiões podem ser aplicadas no exemplo e etc.
Mas é aquela coisa, religião sempre foi e sempre será um assunto delicado (verdade? talvez sim, talvez não... é só a minha opinião ^^).
Grande bjo pra vc, e apesar de discordar daquele parágrafo, curti muito esse post, viu!!!! ;)
Teh o/

Márcio Leite disse...

Pois é Tati...Mais uma vez você acabou caindo na cilada de seu próprio cérebro...Você colocou a minha frase de maneira correta mas interpretou completamente "a sua maneira" ou "a maneira de seus pensamentos"...As palavras "adorar" e "conhecer" tem significados completamente diferentes....Nada me impede de "conhecer" o que quer que seja, mas só "adorarei" aquilo que para "mim" (como já foi dito em outro comentário)é verdadeiro. Respeito muito suas opniões sobre religião, pois na minha religião damos liberdade e respeitamos a todos a adorarem e acreditarem no que quer que seja, assim como pretendemos ter o privilégio de acreditar e adorar o que consideramos para nós uma verdade, tendo e mantendo a consideração e o respeito de todos...Jamais tive decepções em minha vida acreditando em minhas verdades e espero que você jamais tenha decepções em sua vida acreditando nas suas...

Márcio Leite disse...

Este é apenas meu "sentimento interior".Será que ele vale alguma coisa ou apenas o "seu sentimento" é o que conta?

paisuburbio disse...

Ora, Márcio. Nem tudo o que parece é.
Isso não é um ataque a você. Nem a nossa amizade.
Esse post é apenas mais um post, uma crônica, uma sátira do real, um recorte daquilo que vivencio.
Se quisesse te atacar mandaria um e-mail pra ti, ou invadiria tua casa e te daria um soco no olho. (rs).
Entenda, vc é o irmão que não tive. Irmãos discordam, certo?
Repito: não é ataque, é apenas provocação. Não me leve tão a sério, orelha!!!

Uma alusão à "Mito da Caverna"

Uma alusão à "Mito da Caverna"